Chuvas voltam ao Sertão Central com vórtice ciclônico e zona de convergência

Por redação Ipu Online | publicado | 29.3.18 | 0 comentários


Após quase um mês as chuvas retornaram aos municípios do Centro do Estado. Apesar de a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não ter registrado ainda no início da manhã desta quinta-feira (29) no seu sítio eletrônico os dados pluviométricos no Ceará, pluviômetros particulares apontaram 90 milímetros no distrito de Custódio, na zona rural de Quixadá.

Noutro município da região, Ibaretama, a chuva chegou em várias localidades da zona rural. No distrito de Piranji foram 40mm e na comunidade de Nova Vida110mm no intervalo das ultimas 24 horas. A água voltou a correr no Riacho do Feijão, com destino ao Açude Batentes, de onde muitas famílias e carros-pipa captam água para o abastecimento humano. Os moradores festejaram após quase um mês sem chuvas.

No intervalo das 7h desta quarta-feira (28) as 7h desta quinta-feira (29), no Sertão Central foram registradas oficialmente chuvas em Ibaretama com 30mmChoró24mmItatira22,2 mmQuixadá18,2mmQuixeramobim10,2mm e Boa Viagem5mm.

De acordo com a Funceme, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) junto à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a diminuição da estabilidade atmosférica deverão continuar provocando boas chuvas durante o período deste feriadão em todo o Estado. Para hoje a previsão do órgão meteorológico oficial do Estado é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses ao longo do dia.

Diário do Nordeste





Arquivado em: ,

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Ipu Online.