Lula decide não se entregar à espera de decisão do STJ sobre habeas corpus

Por Ipu Online — publicado | 6.4.18 | 0 comentários


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que não se apresentará às autoridades, ao menos até que haja uma decisão sobre um pedido de habeas corpus feito por sua defesa, após o juiz Sérgio Moro determinar sua prisão no caso do tríplex no Guarujá, disse uma fonte ligada ao PT nesta sexta-feira.

Foto: Reprodução
Lula deve permanecer no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde passou a noite acompanhado por aliados e simpatizantes.

Mais cedo, advogados do ex-presidente apresentaram pedido de habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para evitar que ele seja preso até o final da tarde desta sexta-feira, como determinou Moro, informou a defesa do petista por meio da assessoria de imprensa.

O pedido de habeas corpus argumenta que ainda existem recursos a serem apresentados junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e que, por isso, Moro não poderia determinar o início do cumprimento da pena de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso sobre o tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo.

O pedido de habeas corpus deverá ser analisado pelo ministro Félix Fischer, relator dos casos envolvendo a operação Lava Jato no STJ. Fischer é membro da 5ª Turma do STJ, que recentemente negou por unanimidade pedido de habeas corpus preventivo da defesa de Lula.

Na quinta-feira, Moro determinou que Lula se apresente em Curitiba até as 17h desta sexta para começar a cumprir a pena. Ele também vetou que o ex-presidente seja algemado e que uma sala seja reservada na Superintendência da Polícia Federal no Paraná para Lula.

Agência O Globo




Categorias:

0 comentários

ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Ipu Online.