Terceiro maior açude do Ceará recebe aporte de 6 milhões de m³ de água neste domingo

Por Ipu Online em | 9.4.18 | 0 comentários


O terceiro maior açude do Ceará, denominado Arrojado Lisboa, situado em Banbuiú, voltou a receber um volume considerado de água. A constatação foi feita neste domingo (8) pelo chefe do escritório do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) neste Município do Centro do Estado, Ariston Queiroz. Entusiasmado, ele divulgou nas redes sociais: O açude de Banabuiú recebeu um aporte de 74 centímetros de água.

A referência é feita aos 8 milhões de m³ captados com as chuvas deste fim de semana.A informação é animadora, considerando que no dia 23 de março passado o Arrojado Lisboa atingiu o seu nível histórico mais crítico, chegando a apenas 0,42% do seu volume desde o início do monitoramento, realizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em 2004.

O Arrojado Lisboa, construído pelo Dnocs, teve suas obras iniciadas em 1952 e concluídas em 1966. O açude tem capacidade para 1,6 bilhões de m³. Sua finalidade é a irrigação das terras do Baixo Jaguaribe, onde se destaca o Projeto de Irrigação Morada Nova, com cerca de 10 mil hectares irrigáveis; o controle das cheias do rio Banabuiú; a piscicultura e aproveitamento das áreas de montante.

Diário do Nordeste

Arquivado em: ,

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Ipu online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Ipu Online poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.