Eunício diz achar difícil MDB ter candidatura própria à Presidência

Por: Ipu Online em | 11.5.18 | 0 comentários



O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), admitiu considerar “difícil” o partido ter candidatura própria à Presidência da República. Segundo ele, o presidente Michel Temer o deixou “completamente liberado” para fazer coligações no estado. Nesta quinta-feira (10/5), os dois emedebistas se reuniram no Palácio do Planalto para tratar de votações no Congresso.

Na quarta-feira (9), caciques do MDB como o líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), o senador Renan Calheiros (AL) e Eduardo Braga (AM), tiveram um encontro na casa de Eunício Oliveira, em Brasília, para tratar da eleição.

Nos bastidores, o grupo já trata como certa a desistência de Temer da disputa eleitoral. Mas isso só deve ser anunciado oficialmente no final do mês. Os emedebistas se preocupam agora com uma eventual aliança nacional, que pode atrapalhar as coligações nos estados.

Renan, por exemplo, defende a aliados que o MDB não apoie ninguém oficialmente para a Presidência. Conforme indicou Jucá, o presidente Temer não será mesmo candidato à reeleição e o principal objetivo do partido é eleger “a maior bancada da Câmara e do Senado”. Ele também afirmou que, se não for candidato, Temer “não estará na eleição”, ou seja, não atuará na campanha.

No início da semana, a líder do MDB no Senado, Simone Tebet (MS), declarou que o presidente Temer e o ex-ministro Henrique Meirelles só deveriam entrar na disputa se tiverem chances de chegar ao segundo turno, porém ambos não ultrapassam 2% das intenções de voto. Segundo avaliou a parlamentar, “não adianta forçar uma candidatura e arrastar consigo para baixo, puxar, diminuir a bancada no Congresso e candidatos a governador”.

Apesar disso, Temer e Meirelles mantêm oficialmente as suas pré-candidaturas. Mais cedo, o presidente da República declarou achar difícil uma candidatura única de centro prosperar e não descartou possibilidade alguma.

Estadão Conteúdo

Arquivado em:

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.