Saiba os cuidados necessários para evitar acidentes com o celular

Por Ipu Online — publicado | 9.6.18 | 0 comentários


A morte de Iago Aguiar Mendes, de 16 anos, deixou dúvidas sobre a segurança dos aparelhos celulares. O adolescente de Tianguá, no interior do Ceará, recebeu uma descarga do equipamento quando foi tentar utilizá-lo enquanto estava conectado à energia elétrica. Casos como este podem acontecer, apesar de não serem tão comuns.

Em fevereiro deste ano, uma jovem do estado do Piauí também sofreu um acidente parecido. Especialistas afirmam que o problema está em algumas circunstâncias que o usuário do celular pode evitar. O professor de Física da Universidade Federal do Ceará, Fernando Antunes, e o diretor executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), Edson Martinho, contam como prevenir acidentes.

Evitar utilizar aparelho ligado a tomada

Apesar da tensão do celular ser pequena, quando o aparelho está ligado a uma fonte de energia, o risco de choques elétricos é maior. Utilizar o celular normalmente não é problema e raramente causará um acidente do tipo. A preocupação de se manter longe do aparelho enquanto ele está carregando deve ser redobrada quando o usuário estiver com o corpo molhado ou descalço.

Cuidado com aparelhos piratas

Celulares de marcas aprovadas pelos órgãos reguladores têm menos chances de provocar acidentes, de acordo com Edson Martinho. O que ocorre em celulares pirateados é que, com o objetivo de baratear os custos, alguns dispositivos necessários para a segurança do aparelho são retirados. Portanto, esse tipo de aparelho não é indicado, pois seu uso apresenta mais riscos para o usuário.

Atenção para a temperatura

Devido a falhas no sistema, carga acima do limite ou má qualidade dos elementos componentes da bateria, o celular pode apresentar uma temperatura elevada. Se o calor for intenso demais, chegando ao limite do aparelho, a bateria pode explodir. A peça, comumente composta por Lítio, pega fogo quando submetida a temperaturas muito altas devido ao poder de combustão do elemento. Desligar o telefone nesses casos é indicado.

O Povo

Arquivado em:

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.