Após susto da cantora Alcione: entenda o cateterismo e a angioplastia

Por: Ipu Online em | 5.7.18 | 0 comentários


Após o susto passado no início da semana com a cantora Alcione, de 70 anos, que foi submetida a dois procedimentos cirúrgicos: cateterismo e angioplastia, levantou-se o debate sobre como seriam tais intervenções e até mesmo se não seriam a mesma coisa.

No caso da cantora, ela teve um quadro de angina instável, termo utilizado para definir a dor ou desconforto no peito de alguém. Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital onde a cantora fez tais procedimentos, "foi submetida a um cateterismo, seguido de angioplastia. A intervenção transcorreu com sucesso e sem intercorrências", publicou.

Mas afinal, o que seria o cateterismo e a angioplastia?

Apesar da semelhança, os procedimentos de cateterismo e angioplastia tem objetivos diferentes. Enquanto um atua no diagnóstico de possíveis anormalidades na circulação arterial do coração, o outro tem a função de tratar a obstrução de artérias que conduzem o fluxo sanguíneo.

O cateterismo é um procedimento invasivo que atua no diagnóstico de algumas condições cardíacas. Já a angioplastia é um procedimento intervencionista empregado para combater a obstrução das artérias que conduzem o sangue ao coração. Com o auxílio de um cateter, balões ou stents são levados até o vaso lesionado com a função de aumentar a passagem de sangue.

Tanto no cateterismo quanto na angioplastia as complicações são raras, portanto, é bom ficar tranquilo, que em breve termos a nossa marrom de volta aos palcos.

Notícias ao Minuto

Arquivado em:

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.