Seis garotos são resgatados de caverna da Tailândia

Por: Ipu Online em | 8.7.18 | 0 comentários

Equipes auxiliam no resgate dos jovens presos na caverna inundada: eles têm idades entre 11 e 16 anos (Royal Thai Navy/AFP)
Após completar o 15º dia isolados e presos, seis garotos foram resgatados de dentro da caverna na Tailândia. Diversas ambulâncias foram vistas deixando a entrada do local. Ainda não há informações precisas sobre o estado de saúde das crianças. “Chegou o dia D. Os meninos estão mais do que preparados, física e mentalmente. Todos vão voltar para casa conosco, não importa o que tenham de enfrentar”, Narongsak Osottanakorn, governador da província de Chiang Rai em entrevista coletiva.

Ambulância transporta algumas das crianças resgatadas: primeiros socorros prestados na saída da caverna (Soe Zeya Tun/Reuters)
Ao todo, dezoito mergulhadores fazem parte da equipe de resgate.

O resgate será feito de forma escalonada. Médicos australianos se encarregam dos primeiros socorros logo na saída da caverna, para depois seguirem para o hospital Chiang Rai, a 70 quilômetros do local, onde uma alta inteira foi reservada para receber as crianças e suas família.

A equipe analisou que agora seria o momento ideal para a evacuação das crianças. Isso porque os socorristas conseguem caminhar da entrada da câmera número 3, localizada a 1.700 metros da ilhota onde as crianças aguardavam o resgate. Na última quinta (7), a água tinha baixado mais de 30 centímetros – nível mais baixo desde o início do caso – graças ao trabalho de máquinas de bombeamento. Na sexta (6), o ex-integrante do grupo de elite da marinha tailandesa morreu enquanto voltava de uma expedição que levou suprimentos aos garotos.

Uma página de Facebook organizada por pais dos jogadores mirins identificou dois dos resgatados: Mongkol Boonpian, apontado como um dos mais debilitados do grupo, e Prajak Sutham. Os doze garotos têm idade entre 11 e 16 anos. Eles tinham ido treinar futebol. Todos são membros do time Javali Selvagem.

Helicóptero militar transporta as crianças resgatadas da caverna em Chiang Rai: hospital preparado para receber as crianças (Tyrone Siu/Reuters)
Meninos presos em caverna na Tailândia enviam cartas para familiares: dois garotos retirados já foram identificados. O técnico deles, de 25 anos, tinha o costume de levá-los para alguns passeios. Os treze estacionaram suas bicicletas à porta do complexo de cavernas e entraram. A notícia de que não conseguiram sair correu o planeta quando o mundo já assistia à Copa da Rússia. Ao serem encontrados, nove dias depois, os garotos vestiam camisas de uniforme vermelhas e azuis.




Arquivado em:

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.