Prognóstico de chuvas para 2019 só no fim do ano, mas 'há uma preocupação' diz presidente da Funceme

Por Ipu Online — publicado | 10.10.18 | 0 comentários


O prognóstico de chuvas para 2019 no Ceará só terá condicções de ser avaliado no mês de dezembro, segundo o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio. No entanto, o gestor ressalta que há uma preocupação com o aquecimento dos oceanos.

Sávio foi à Brasília nesta quarta-feira (10) tratar de planos de alocação do São Francisco e de seca para a região Nordeste.

"Neste exato momento nós temos uma situação próxima a neutralidade no pacifico equatorial, mas tem uma preocupação, é claro. Nós temos que continuar monitorando para ver como vai ser a evolução dessas temperaturas até o final do ano e inicio do próximo. E aí é o momento para fazermos qualquer prognostico quanto à quadra chuvosa do próximo ano", afirmou.

O presidente da Funceme explicou que as chuvas no Ceará dependem da situação dos oceanos. "Estamos sempre sistematicamente acompanhando a situação dos oceanos exatamente porque eles é que regulam o clima da nossa região. No particular, o Pacífico Equatorial e o Atlântico Equatorial. Eles são muito importantes para as chuvas que acontecem aqui no Nordeste".

Ele falou também das condições dos açudes, atualmente com 16% da capacidade, em média. Segundo o gestor, algumas regiões estão com situações bem críticas.

"O setor de recursos hídricos está atento, monitorando as cidades que têm ainda reserva para o atendimento à sua população e aquelas que estão com o horizonte mais próximo disso. As situações e as ações estão sendo mapeadas para garantir o atendimento de água para essas populações", finalizou.

Diário do Nordeste com informações do jornalista José Maria Melo



Arquivado em: ,

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.