Com ventos cada vez mais fortes, furacão Michael entra no Golfo do México

Por Ipu Online — publicado | 9.10.18 | 0 comentários



O furacão Michael entrou nesta terça-feira na parte sudeste do Golfo de México e avança com ventos máximos constantes de 155 km/h em direção ao noroeste, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

Michael ainda mantém uma distância de pelo menos 500 km da costa oeste de Flórida e se move a 19 km/h, a mesma velocidade que tinha durante a noite de ontem.

Segundo o último boletim do NHC, o furacão, atualmente de categoria 2, a menor na escala Saffir-Simpson, está 635 km ao sul de Panama City e 590 km ao sul de Apalachicola, ambas localidades da Flórida.

O NHC manteve o estado de alerta para toda a costa oeste da Flórida, parte do litoral do Alabama e áreas do Mississipi e da Carolina do Sul.

O padrão de trajetória do furacão indica que o olho de Michael se deslocará hoje para a parte leste do Golfo do México em direção ao norte e na quarta-feira tocará terra na região de Panhandle, no noroeste da Flórida, e depois cruzará o sudeste dos EUA já enfraquecido.

Antes de tocar terra, a força de seus ventos aumentará, e entre os maiores riscos para áreas povoadas está a combinação de uma forte ressaca ciclônica, que pode provocar um aumento do nível do mar e inundações em zonas litorâneas, afirmou o NHC.

O governador da Flórida, Rick Scott, anunciou na segunda-feira que as repartições públicas dos 35 condados do estado permanecerão fechadas até quinta-feira.


Além disso, Scott pediu ao presidente dos EUA, Donald Trump, que declare estado de emergência federal antes da chegada de Michael para poder contar com recursos federais de assistência.

Com informações da Agência EFE

Categorias: ,

0 comentários

ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Ipu Online.