Vulcão de Fogo da Guatemala inicia nova erupção

Por Ipu Online — publicado | 13.10.18 | 0 comentários


O Vulcão de Fogo, situado 50 quilômetros a oeste da capital da Guatemala, iniciou nesta sexta-feira uma erupção, informou o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) do país centro-americano.

A nova erupção do Vulcão de Fogo começou por volta das 3h50 locais (6h50 em Brasília), disse o Insivumeh, que explicou que a fonte incandescente que sai da cratera alcança 400 metros de altitude e que o fluxo de lava chega aos 600 metros de extensão.

O Insivumeh alertou que, devido à erupção, existe a possibilidade de um aumento da energia no interior do vulcão, o que pode provocar fluxos piroclásticos em suas encostas nas próximas horas.

O instituto científico guatemalteco disse que as autoridades do país devem tomar todas as medidas de precaução e decretar o alerta que considerem necessário.

No dia 3 de junho, a montanha registrou sua erupção mais violenta, que até agora já deixou pelo menos 190 mortos e afetou mais de 1,7 milhão de pessoas.

O número de desaparecidos por aquela erupção, segundo a Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), é de 238 pessoas.

Agência EFE

Categorias: ,

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.