Banabuiú e Tamboril estão em situação de emergência

Por Ipu Online — publicado | 4.12.18 | 0 comentários


A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu por meio de Portaria publicada no Diário Oficial da União a situação de emergência nos municípios de Banabuiú, no Centro do Estado, e de Tamboril, no Sertão dos Inhamuns.

A medida se baseou na descrição do Formulário de Informações do Desastre(FIDE), encaminhado pelos municípios e Governo do Estado, apontando a situação vivida por causa da seca.

O reconhecimento da situação de emergência poderá facilitar a captação de recursos e programas estaduais e federais para ações de convivência com o semiárido, incluindo a distribuição de água nas comunidades rurais.

Na mesma publicação, estão incluídos municípios dos estados de Minas Gerais, Piauí, Sergipe e Bahia, por causa de estiagem, ainda de Santa Catarina, por chuvas intensas e Rio Grande do Sul, por chuva de granizo.

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) 37 municípios cearenses estão com situação de emergência reconhecida até o próximo dia 12 de dezembro. Na lista estão: Acopaira, Assaré, Bela Cruz, Canindé, Caririaçú, Cascavel, Cedro, Chaval, Choró, Crateús, Crato, Groaíras, Hidrolândia, Icapuí, Icó, Iguatu, Independência, Icó, Ipu, Itapajé, Itatira, Jguaribara, Jaguaruana, Jardim, Lavras da Mangabeira, Madalena, Missão Velha, Nova Olinda, Ocara, Parambu, Paramoti, Quiterianópolis, Reriutaba, Salitre, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Umari e Umirim.

Ainda pelos dados da Cedec, no total há 69 municípios cearenses em situação de emergência por seca decretada ou homologada pelo Governo do Estado do Ceará, todos com situação reconhecida pelo Governo Federal por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Diário Sertão Central

Categorias: ,

0 comentários

ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Ipu Online.