Sobe para 14 o número de mortos em tentativa de assalto a bancos em Milagres

Por Ipu Online — publicado | 8.12.18 | 0 comentários


Sobe para 14 o número de mortos na tentativa de ataque a dois bancos no município de Milagres, sul do Ceará.

Oito são suspeitos e seis são reféns, sendo cinco da mesma família, as informações foram confirmadas na noite desta sexta-feira(7) pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social(SSPDS).  As vítimas foram abordadas pelos suspeitos quando voltavam do Aeroporto de Juazeiro do Norte e seguiam pela BR-116 para Serra Talhada, em Pernambuco.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), durante a tentativa de furto às agências bancárias, cinco criminosos foram baleados, em troca de tiros com a Polícia, nas proximidades das agências que seriam alvos dos suspeitos e morreram. Outros dois indivíduos foram atingidos por disparos de arma de fogo e foram encaminhados a unidades de saúde da região, mas não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito no hospital.

Um oitavo suspeito foi localizado no município de Barro, onde entrou em confronto com policiais militares, e também faleceu. Dos oito criminosos mortos, dois foram identificados no núcleo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em Juazeiro do Norte. São eles: Mackson Junior Serafim da Silva (26), natural de Capela (SE), e Lucas Torquato Loiola Reis (18), natural de Delmior Gouveia (AL). Prisões


Três pessoas foram presas suspeitas de envolvimento na ação. Entre os presos, está um homem de 36 anos, identificado como Robson José dos Santos, natural de Aracaju (SE). Ele foi detido por policiais civis e militares no interior de uma van, na cidade de Brejo Santo.

Os outros dois detidos foram identificados como Gian Sidney Wynne Santos (25), natural de Laranjeiras (SE), e o cearense Cícero Rozelir da Silva Caldas (34), com passagens pela Polícia do Ceará por receptação, desobediência, corrupção ativa, crimes de trânsito, posse irregular de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Eles foram autuados por integrar organização criminosa e roubo.


Além das prisões, os policiais apreenderam três armas de fogo, sendo três pistolas (calibres 9 mm, 380 e .40), uma espingarda calibre 12 e um revólver calibre 38; e explosivos.
 
Quatro veículos que estavam com os criminosos foram apreendidos: um Chevrolet S10, um VW Saveiro, um Chevrolet Corsa, um Mitsubishi L200, este último roubado na cidade de Nossa Senhora do Socorro, na Região Metropolitana de Aracaju (SE), informação confirmada pela Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE).

Vítimas identificadas
As pessoas que morreram foram identificadas por Vinícius de Souza Magalhães (14), natural de São Paulo (SP), e João Batista Campos Magalhães (49), natural de Serra Talhada (PE) – pai e filho; Gustavo Tenório dos Santos (13), natural Jabaquara (SP), Claudineide Campos de Souza Santos (41), natural de São José do Belomonte (PE), Cícero Tenório dos Santos (60), natural de Maceió (AL) – filho, mãe e pai; e Francisca Edneide da Cruz Santos (49), natural de Brejo Santo (CE).

A tentativa de ataque
Conforme nota divulgada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), um grupo fortemente armado chegou à cidade durante a madrugada desta sexta-feira (7) e seguiu para o Centro, onde tentaram assaltar duas agências bancárias. Houve confronto entre suspeitos e policiais de equipes do Grupo de Ações Táticas Especial (Gate), do Comando Tático Rural (Cotar), da Força Tática (FT) e do Batalhão de Divisas – da PMCE – e da delegacia de Brejo Santo. O grupo utilizou um caminhão para bloquear o acesso dos carros na rodovia.

Além disso, uma equipe da Delegacia de Furtos e Roubos (DRF) foi acionada para o local da ocorrência. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também foi destacada para auxiliar nas buscas aos criminosos. 

"É estranho um refém de madrugada", diz governador

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, afirmou na manhã desta sexta-feira (7) que não se deve fazer um julgamento antecipado da ação policial que impediu um ataque aos dois bancos em Milagres. "É muito difícil, de longe, fazer um julgamento sobre a ação dos policiais no meio de um tiroteio", disse.

Para o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, o trabalho dos policiais foi cumprido, já que os assaltos às agências bancárias não foram concretizados. "O fato é que estavam preparados para assaltar dois bancos e não conseguiram assaltar nenhum", disse, citando que a operação conjunta envolveu as polícias do Ceará e Pernambuco.

Na noite desta sexta-feira(7), a SSPDS divulgou que a operação de inteligência, contou com a participação das Polícias de quatro estados do Nordeste – Sergipe, Alagoas, Bahia e Ceará, levando os policiais cearenses a evitar o plano de um grupo interestadual especializado em ataques a instituições financeiras. 

Quando perguntado sobre a atuação dos policiais em Milagres, Camilo disse: "é estranho um refém de madrugada no banco. Vamos aguardar essa investigação".

Diário do Nordeste


Categorias: ,

0 comentários

ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Ipu Online.