“Um momento de orgulho para a Nasa”: confirmada a primeira caminhada espacial feita só com mulheres

Por redação Ipu Online | publicado | 21.3.19 | 0 comentários


Nesta terça-feira (19), a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, confirmou que as astronautas Anne McClain, de 39 anos, e Christina Koch, de 40, protagonizarão no próximo dia 29 de março a primeira caminhada espacial feita exclusivamente por mulheres, e destacou que este marco pode “inspirar” novas gerações. As informações são do Jornal O Sul.

A diretora principal de voo desta caminhada, Mary Lawrence, explicou em uma conferência no Johnson Space Center de Houston (Texas) que, se tudo funcionar como o planejado, “Anne e Christina terão a oportunidade de estar na primeira expedição sem homens”.

A ação das astronautas faz parte da Expedição 59 que, além da caminhada das mulheres, inclui outros dois percursos espaciais que serão feitos nos dias 22 de março e 8 de abril. “Será um momento de orgulho para a Nasa”, assegurou Lawrence, que estará esse dia em terra junto com Jackie Kagey, que atuará como controladora de voo da caminhada.

A comandante do exército dos Estados Unidos, Anne McClain, está desde dezembro do ano passado na Estação Espacial Internacional (EEI), onde pesquisadores de diversas nações colaboram lado a lado.

Formada em Engenharia Elétrica e trabalhando com expedições ao Polo Sul e Ártico, Christina Koch, fez no último dia 14 de março seu primeiro voo espacial.

Ambas, que fazem parte de uma promoção de astronautas de 2013, integrada em 50% por mulheres, terão como tarefa a substituição de um jogo de baterias. “Certamente, isto pode inspirar novas gerações de exploradores espaciais”, ressaltou Lawrence.

No dia 22 de março, sete dias antes do percurso que as duas astronautas esperam fazer, Anne e seu companheiro Nick Hague deverão substituir as baterias de níquel-hidrogênio por novas de íones de lítio para o canal de energia em um dos painéis solares da EEI.

Um terceiro percurso está programado para o dia 8 de abril, no qual participarão Hague e David Saint-Jacques, integrante da Agência Espacial Canadense, tendo como objetivo as instalações de cabos na estação.

Arquivado em: ,

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Ipu Online.