Governo francês fala em ‘vulnerabilidades’ na estrutura da Notre-Dame

Por redação Ipu Online | publicado | 16.4.19 | 0 comentários


A estrutura da Notre-Dame está resistindo após o incêndio que devastou a catedral parisiense, mas vulnerabilidades foram detectadas no prédio, em particular na abóbada, declarou o secretário de Estado do Interior, Laurent Nuñez.

“O fogo está sufocado, agora a principal preocupação (…) é garantir que o prédio não tenha rachaduras”, disse o funcionário do governo à imprensa.

“Globalmente, a estrutura resiste”, mas “algumas vulnerabilidades foram identificadas, particularmente na abóbada e um trecho do transepto norte, que deve ser reforçado”, explicou.

O transepto é a nave menor que corta perpendicularmente a nave principal da catedral, e o trecho citado é a fachada triangular que o coroa, logo abaixo do telhado.

A catedral escapou da destruição total “por questão de 15 minutos ou meia hora”, assegurou o secretário de Estado, que elogiou a “coragem” dos bombeiros.

“Os trabalhos para garantir a segurança do interior da catedral de Notre-Dame de Paris vão levar mais 48 horas, o que permitirá (…) aos bombeiros entrar com funcionários do ministério da Cultura para resgatar as obras, que em sua maioria não foram danificadas pelo fogo”, declarou Nuñez.

Ao seu lado, o ministro da Cultura Franck Riester estimou que o transepto “deve aguentar”. “Mas é preciso prudência. Há três grandes buracos. Os arquitetos estão definindo com os bombeiros de Paris as melhores medidas a serem tomadas para preservar o que mais está ameaçado”, concluiu.

AFP

Arquivado em:

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Ipu Online.