Sarcófago é aberto em transmissão ao vivo na TV revelando múmia e tesouro (FOTO, VÍDEO)

Por redação Ipu Online | publicado | 12.4.19 | 0 comentários


O sarcófago de um nobre egípcio foi aberto durante transmissão ao vivo pelo canal Discovery.

O programa "Expedição desconhecida: Egito ao vivo" foi transmitido a partir de uma área fora da cidade de Minia, localizada na margem oeste do rio Nilo e ao sul do Cairo e das pirâmides de Gizé.

Arqueólogos descobriram recentemente uma rede de galerias que leva a diversos túneis e tumbas, que conteriam 40 múmias de nobres egípcios, conforme publicação do jornal Daily Sabah.
  

Após a exploração das tumbas, foram encontrados amuletos, estátuas, vasos utilizados para armazenar órgãos e múmias, tendo uma delas se decomposto ao ponto de ficar só o esqueleto.
Sarcófago de um nobre egípcio é aberto por exploradores da Discovery ao vivo na TV.

Foram necessárias diversas pessoas para abrir o sarcófago, contudo, o tempo não foi perdido, já que dentro havia uma múmia intocada cercada por tesouros, incluindo ouro.

"Eu não posso acreditar nisso, isso é incrível", afirmou Zahi Hawass, arqueólogo egípcio e ex-ministro das Antiguidades, que participou da expedição com o explorador norte-americano Josh Gates. Vale ressaltar que o projeto foi elaborado em colaboração com o Ministério das Antiguidades do Egito.

Segundo o explorador norte-americano, a múmia era um alto sacerdote do antigo deus egípcio, Tote, deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia.

Já o canal norte-americano de televisão, Discovery, preferiu não comentar um possível pagamento ao governo egípcio para obter a autorização de filmar a abertura do sarcófago, já que o evento contou com o apoio do Ministério das Antiguidades do Egito, que busca meios de elevar o turismo na região.
"É um espetáculo, no fim das contas, mas pode gerar nas pessoas o amor às antiguidades e é uma boa ocasião para promover o turismo", afirmou uma arqueóloga em anonimato à AFP.

Sputnik News

Arquivado em: ,

0 comentários

ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Ipu Online.