Estátua de Einstein em Sobral celebra 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade

Por redação Ipu Online | publicado | 1.6.19 | 0 comentários


Há 100 anos cientistas estiveram na cidade cearense para observar o eclipse que comprovaria a teoria do físico alemão. A peça pesa 130 kg e é a reprodução de uma famosa fotografia de Einstein, feita nos Estados Unidos

No calçadão da margem esquerda do Rio Acaraú, na cidade de Sobral, no sertão cearense, Albert Einstein, um dos maiores gênios do mundo, observa a paisagem. A escultura foi encomendada pela Prefeitura do município para celebrar os 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade criada pelo físico alemão, comemorada na quarta-feira (29). Em 29 de maio de 1919, cientistas estiveram na cidade cearense para observar o eclipse e registrar o feito.

O monumento pesa 130 kg e é a reprodução de uma famosa fotografia do cientista feita nos Estados Unidos, em 1939. Toda feita em argila e fundida em bronze, a peça foi criada por Murilo Sá Toledo, artista brasileiro premiado e com várias obras espalhadas pelo país. Sentado em uma pedra, de blusa, short e chinelos, o físico alemão está à vontade aos olhos de quem passa e com o calor da cidade.

O material é o mesmo que foi usado na estátua do escritor Carlos Drummond de Andrade, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A peça vai ficar exposta em local permanente ainda a ser definido e é mais uma atração turística para o município. Confira o vídeo feito pela Prefeitura de Sobral.



Tribuna do Ceará

Arquivado em: ,

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Ipu Online.