Catacumba com gravura de mulher e pet de estimação é encontrada no Egito

Por redação Ipu Online » publicado | 19.11.19 | 0 comentários

No local também foram descobertos restos de múmias, estátuas de felinos e outras figuras egípcias

Catacumba em Saqqara, no Egito, onde gravura de mulher e bicho de estimação foi encontrada (Foto: Egypt Ministry of Antiquities)
Pesquisadores encontraram uma catacumba decorada em Saqqara, no Egito, onde foi enterrada uma mulher chamada Demetria. Esculturas, restos de múmias e gravuras também foram achadas no local, segundo comunicado divulgado pelo Ministério das Antiguidades do Egito.

Os arqueoólogos identificaram uma escultura que parece retratar Demetria carregando uvas. Ela usa um vestido e, ao seu lado, está um animal de estimação que olha para ela e apoia duas patas em sua roupa.

Gravura de Demetria, encontrada no Egito; mulher está ao lado de um pet de estimação
(Foto: Egypt Ministry of Antiquities)
A expedição em Saqqara foi liderada por Nozomo Kawai, professora de arqueologia da Universidade Kanazawa, no Japão. Os itens descobertos também tinham inscrições gregas – que, à pedido do portal Live Science, foram traduzidas por Roger Bagnall, professor de história antiga na Universidade de Nova York, nos EUA. 

A inscrição grega na gravura da mulher com um animal diz: "Demetria, filha de Menelaos, neta de Amônia, digna, adeus". Segundo Bagnall, Amônia parece ser a avó paterna de Demetria. E como o avô paterno não é nomeado, ele pode ter sido considerado ilegítimo.

Outra escultura encontrada na catacumba mostra os deuses egípcios Seth, Thoth e Anubis com asas. A inscrição grega abaixo deles diz "de Menelaos, filho de Filamom, servo e reverente".

Estátuas encontradas no Egito representam figuras felinas (Foto: Egypt Ministry of Antiquities)
Duas estátuas, cada uma com cerca de 55 cm de comprimento e 19 cm de altura, também foram encontradas. Elas mostram criaturas felinas, mas o Ministério das Antiguidades do Egito não especifica o tipo de animal.

O cemitério de Saqqara, onde a catacumba foi descoberta, é local onde o faraó Djoser, o segundo rei da Terceira Dinastia, teve um monumento erguido para ele. Pirâmides e tumbas de reis da Quinta e Sexta Dinastias também podem ser achadas na região.

Revista Galileu

Arquivado em:

0 comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Ipu Online; a responsabilidade é do autor da mensagem.