Nasa vai colocar fogo em uma de suas naves no espaço

Por redação Ipu Online » publicado em | 14.5.20 | 0 comentários

'Tá pegando fogo, bicho': depois de reabastecer a Estação Espacial Internacional, a Cygnus conduzirá experimentos com fogo em microgravidade

Cygnus NG-13

Sabe quando você é criança e (desafiando seus pais e qualquer norma de segurança) coloca fogo em um brinquedo só para ver o que acontece? A Nasa vai fazer isso com uma de suas naves Cygnus: provocar um incêndio dentro dela só para ver o que acontece.

Porém, essa curiosidade – no caso da Nasa – é totalmente legítima. A cápsula espacial especialmente projetada, que acabou de deixar a Estação Espacial Internacional, faz parte do projeto Spacecraft Fire Safety Experiment (Experimento de segurança contra incêndio de naves espaciais, ou "Saffire"). Essa é a quarta vez que a agência espacial explora os efeitos do fogo aberto na microgravidade, produzindo dados que podem ser usados para manter futuros viajantes espaciais em segurança.

“Compreender como o fogo se comporta na microgravidade e como diferentes materiais propagam chamas no espaço é imensamente importante para o desenvolvimento de futuras naves espaciais”, explica a Nasa na descrição oficial da missão. "Isso também ajudará a construir protocolos operacionais para lidar com emergências de incêndio, principalmente quando os astronautas não têm a capacidade de sair de uma espaçonave ou retornar rapidamente à Terra", completa o comunicado.

Reprodução

Cygnus NG-13 (Nasa/Divulgação)

A Cygnus NG-13, que é um veículo descartável, reabasteceu a Estação Espacial Internacional com várias toneladas de carga, incluindo experimentos, alimentos e outros suprimentos. Depois da entrega, a cápsula desacopla da ISS e se prepara para os experimentos – sem nenhum astronauta a bordo, claro. Nos últimos quatro anos, a Nasa usou o módulo para queimar misturas de algodão e fibra de vidro, tecidos retardantes de chamas para roupas de astronautas e amostras de janelas de acrílico.

Os benefícios do experimento podem ir além de garantir da segurança dos astronautas. Os dados coletados ajudam nos “esforços de segurança contra incêndio em ambientes similares na Terra, como submarinos e minas”, de acordo com a Nasa.

Além dos experimentos, a cápsula Cygnus posicionará cubesats na órbita terrestre e carrega o lixo da ISS. A espaçonave voltará à Terra em 29 de maio, num último voo suicida na atmosfera terrestre sobre o Oceano Pacífico, quando será destruída.

Olhar Digital via: Space.com


Arquivado em:

0 comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Ipu Online; a responsabilidade é do autor da mensagem.